Na última semana o Instagram resolveu abrir o jogo e falar como funciona o seu novo algoritmo. Em um evento, realizado na nova sede da empresa em São Francisco (EUA), o Chefe de Produto Julian Gutman afirmou que a nova tecnologia funciona.
A primeira coisa que ficou clara é que o feed de notícias é personalizado para cada usuário: quem segue, o que curte, o que comenta e como comenta.
O algoritmo aprende as preferências do usuário e, a partir disso, escolhe o que mostrar em seu feed. Gutman disse que “mesmo que você siga exatamente as mesmas contas de outra pessoa, você receberá um feed personalizado com base em como você interage com essas contas”.
O QUE ISSO SIGNIFICA?
Imagine alguém fã da Mariana Rui Barbosa, uma pessoa que além de seguir/curtir/comentar tudo que ela posta, também curte e comenta outras postagens que a citam. Com o novo algoritmo ‘aprende’ que gosta e quer ver este tipo de conteúdo, e assim, esta pessoa verá mais posts/vídeos relacionados à atriz.
Porém, existem muitas outras pessoas que, apesar de seguirem a Mariana Rui Barbosa, não são tão engajadas assim e, desse modo, o algoritmo não vai mostrar tanto conteúdo relacionado à atriz.
COMO FUNCIONA O NOVO ALGORITMO DO INSTAGRAM?
Segundo Julian Gutman, a ferramenta se baseia em três fatores principais para escolher o que cada usuário verá:
Interesse: qual o interesse do usuário sobre o conteúdo, quando mais eles acreditarem que o usuário verá a publicação, maior será a chance dela aparecer no feed. Para isso, o algoritmo se baseia no comportamento do usuário em relação ao conteúdo semelhante. É por isso que se você curtir dezenas de fotos de tatuagens, na próxima vez que clicar na ‘lupinha’ mais conteúdo relacionado a tatuagem vai aparecer.
Tempo de postagem: a partir de agora o Instagram prioriza as postagens mais recentes ao invés de focar no conteúdo ou engajamento. Assim a visibilidade de publicações feitas há mais de uma semana vão cair.
Relacionamento: quanto mais o usuário comentar e for marcado nas fotos de um perfil, mais claro ficará para o algoritmo do Instagram que ali existe um relacionamento (seja um casal, amigos, parentes, etc.), assim o conteúdo publicado por este perfil se tonar mais relevante e passa a ter mais espaço no feed.
Fatores secundários que possuem influencia
Também foram revelados outros três fatores que possuem relevância em como o algoritmo atua:
Frequência: a frequência com a qual o usuário utiliza Instagram também é importante, pois o algoritmo tenta “mostrar os melhores posts desde a última visita”. Quem usa várias vezes, todo dia, terá a impressão que o Insta se tornou mais cronológico; já quem usa com menos frequência, terá um feed com aquilo que o algoritmo entende ser mais relevante.
Quantos perfis segue: se o usuário segue muitos perfis, o algoritmo tem mais trabalho para escolher o que mostrar e, assim acaba mostrando apenas os ‘destaques’ das postagens.
Uso: O item acima está diretamente relacionado com este, pois se o usuário passa mais tempo no Instagram, o algoritmo vai encontrar mais posts relevantes para mostrar. Se é alguém que utiliza por poucos minutos, então a Instagram entregará apenas o que considerar mais importante.
Outras revelações
Além de falar do funcionamento do algoritmo, também ficou claro que os vídeos não têm mais tanta importância assim. Até pouco tempo, postar vídeos era considerado mais relevante.
Outro detalhe importante: mudar a conta para Perfil de Negócios não afetará sua presença no feed.
Além disso, a interação que ocorre nos Stories e nas Lives não interfere da relevância geral do perfil. Ou seja, bombar em um stories não significa que suas postagens comuns terão mais alcance.
COMO O ALGORITMO DO INSTAGRAM INFLUENCIA AS POSTAGENS DO SEU NEGÓCIO?
Se sua empresa já está presente no Instagram – ou se você pretende colocá-la – nós, da CASE ON, temos uma notícia para dar: o algoritmo do Instagram exerce muita influência sobre como seu público-alvo receberá as postagens do seu negócio.
Resumidamente: o usuário vê as postagens que tem mais relevância para ele; que tenham sido publicadas recentemente e que tenham sido postadas por perfis com os quais ele interage com mais frequência.
SERÁ QUE O CONTEÚDO QUE VOCÊ ESTÁ COMPARTILHANDO CONSEGUE SUPRIR TODAS ESSAS ETAPAS?
Pode parecer apenas ‘mais um aplicativo’, porém o Instagram tem se mostrado muito relevante, principalmente para quem quer conquistar o público com o espírito mais jovem.
Com mais de 800 milhões de usuários ativos no mundo, dos quais mais de 50 milhões estão no Brasil, o Insta é a plataforma ideal para se conectar diretamente com o público, de uma forma mais leve e direta.
Quer saber como usar o algoritmo do Instagram a seu favor e conseguir que suas publicações atinjam o seu público? Fale com a CASE ON! Temos várias soluções de marketing Digital para o seu negócio!